GOVERNANÇA CORPORATIVA: A IMPORTÂNCIA DO MARKETING DE RELACIONAMENTO NAS COOPERATIVAS DE CRÉDITO: O CASO DA SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC
2013; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 11; Issue: 20 Linguagem: Português
ISSN
1984-6142
AutoresEzequiel Plínio Albarello, Cledir Fioresi,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoCooperativa e uma sociedade de pessoas com interesses comuns, com forma e naturezas juridicas proprias, economicamente constituidas para prestar servicos aos seus associados. As cooperativas de credito tratam-se, portanto, de um modelo de instituicao financeira nao bancaria, de ajuda mutua entre pessoas que tem por objetivo fomentar as atividades do cooperado via assistencia crediticia, com funcao propria de captacao de recursos e a realizacao de emprestimos aos cooperados, sendo assim a administracao dos recursos dos associados requer grande responsabilidade por parte da diretoria das cooperativas. Nesse sentido, a governanca corporativa se apresenta como um conjunto de praticas que tem por finalidade regular a maneira como a empresa e dirigida, administrada ou controlada, buscando identificar formas para proteger os socios. Como objetivo principal deste artigo, buscou-se apresentar a importância das instituicoes cooperativistas de credito adotar governanca corporativa e como o marketing e a comunicacao destas organizacoes pode fazer transparecer a importância da implantacao da governanca corporativa para seus associados difundindo o conceito de continuidade aos principios cooperativista e de seguranca para a perenidade do empreendimento. Os objetivos especificos foram: descrever os conceitos sobre cooperativismo de credito, marketing, comunicacao e governanca corporativa; identificar as melhores praticas de governanca a ser utilizada nas cooperativas de credito no Brasil e desenvolver uma referencia a partir da percepcao em relacao a utilizacao das melhores praticas de governanca em uma instituicao de credito cooperativo. Este estudo, quanto aos objetivos, e considerado exploratorio e explicativo. O universo estabelecido para o estudo foi o Sistema Cooperativo de Credito do Brasil, o caso da Sicredi Alto Uruguai RS/SC.
Referência(s)