
Fontes da educação popular na América Latina: contribuições para uma genealogia de um pensar pedagógico decolonial
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 35; Issue: 78 Linguagem: Português
10.1590/0104-4060.65353
ISSN1984-0411
AutoresJoão Colares da Mota Neto, Danilo R. Streck,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoRESUMO Neste artigo, o objetivo é refletir sobre a emergência de um pensamento pedagógico decolonial na América Latina, tomando por base algumas das principais fontes intelectuais da educação popular nesse continente. Ao entender a educação popular como um “acumulado histórico”, que ao longo dos últimos dois séculos vem se afirmando como um movimento de resistência e um discurso pedagógico em favor dos setores populares, traz-se para debate as contribuições intelectuais do brasileiro Paulo Freire (1921-1997) e do colombiano Orlando Fals Borda (1925-2008). Defende-se a ideia de que a educação popular, em sua trajetória histórica, vem contribuindo significativamente para a emergência de uma pedagogia decolonial, capaz de resistir à subalternização dos conhecimentos e das experiências de sujeitos sociais marginalizados pela modernidade/colonialidade.
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