Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O CURRÍCULO EM MOVIMENTO ENQUANTO POLÍTICA PÚBLICA E O ENSINO DE GEOGRAFIA VOLTADO PARA A CIDADANIA E A SUSTENTABILIDADE

2019; Faculdade Católica de Fortaleza; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português

10.51359/2594-9616.2019.240743

ISSN

2594-9616

Autores

Maria Solange Melo de Sousa, Marília Luíza Peluso,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O artigo discutirá a importância de ações pedagógicas que trabalhem os conhecimentos geográficos de forma interdisciplinar e explorando os temas transversais de cidadania, diversidade e sustentabilidade. A discussão será permeada pela análise de documentos como o Currículo em Movimento das Escolas Públicas, o Projeto Político Pedagógico Carlos Mota, ambos da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, o Projeto Político Pedagógico de uma escola pública, localizada em Taguatinga, Região Administrativa do Distrito Federal, o Centro Educacional 04; pesquisa bibliográfica de autores que tratam de temas diversos relacionados às políticas públicas, às práticas pedagógicas, às questões sociais e aos conhecimentos geográficos; e, na apresentação de uma ação pedagógica realizada em uma escola pública, para fundamentar as argumentações desenvolvidas ao longo do artigo. A discussão tem por objetivo entender que a autonomia na construção do conhecimento geográfico é possível por meio de ações proativas que valorizem o desenvolvimento da aprendizagem em uma abordagem interdisciplinar. O resultado da investigação mostra que a ação pedagógica realizada na escola, corroborou na análise dos temas discutidos e que a formação cidadã plena perpassa pela compreensão dos valores éticos, de respeito à diversidade e na promoção de uma sociedade sustentável.

Referência(s)