
Ensaio de historiografia I: a arquitetura das escolas no século XX
2006; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 10; Issue: 20 Linguagem: Português
ISSN
2236-3459
AutoresAnne-Marie Châtelet, Tradução Marcus Levy Albino Bencostta,
Tópico(s)Historical Education Studies Worldwide
ResumoResumo A historia da arquitetura da escola primaria se inicia por volta de 1950. Ela e essencialmente escrita por historiadores da educacao e historiadores da arquitetura que por muito tempo consideravam as construcoes escolares como um tema marginal. Os primeiros se interessaram pelas teorias pedagogicas, os segundos pelas obras esteticamente mais importantes. Apesar dos pontos de vistas terem se modificado, o ritmo das publicacoes cresceu continuamente a partir de 1980. Este ensaio historiografico oferece os grandes tracos da escrita dessa historia a partir de um exame que abarca cinquenta anos de publicacoes (1950-2000) e diversos paises, cinco dos quais foram objetos de investigacoes mais sistematicas: Inglaterra, Estados Unidos, Suica, Franca e Alemanha. Palavras-chave: historia da educacao; arquitetura escolar; historiografia. Resume L’histoire de l’architecture des ecoles primaires debute vers 1950. Elle est essentiellment ecrite par des historiens de l’education et des historiens de l’architecture qui ont longtemps considere les bâtiments scolaires comme um sujet marginal. Les premiers s’interessaient aux theories pedagogiques, les seconds aux oeuvres esthetiquement remarquables. Cependant, les points de vue ont change et, depuis 1980, le rythme des publications ne cesse d’augmenter. Cet essai historiographique degage les grands traits de l’ecriture de cette histoire, a partir d’un examen embrassant cinquante ans de publications (1950-2000) et plusieurs pays dont cinq dans lesquels l’enquete a ete menee de facon systematique: l’Angleterre, les Etads-Unis, la Suisse, la France et l’Allemagne. Mots-cle: histoire de l’education; architecture scolaire; historiographie.
Referência(s)