Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Representatividade do Mercado de hospedagem de Campo Grande (MS) nos canais de distribuição acessados pelas tecnologias de informação e comunicação (TICS)

2019; Postgraduate Program in Tourism of the Federal University of Rio Grande do Norte; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português

10.21680/2357-8211.2019v7n2id15434

ISSN

2357-8211

Autores

Izac Oliveira Belino Bonfim, Guilherme Garcia Velasquez, Ana Beatriz Leal,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Os meios de hospedagem utilizam diversas estratégias de distribuição do seu produto. Entre as opções encontram-se disponíveis os canais de distribuição diretos e indiretos. A captação e a fidelização de consumidores são mensuradas através das inovações tecnológicas que mensuram a competividade da organização. Entre os canais de distribuição destacam-se as tecnologias de informação e comunicação [TICs], consideradas importantes ferramentas de uso estratégico para se aumentar as vendas do produto hoteleiro. Diante deste contexto, o presente estudo teve como objetivo mensurar os dados quantitativos de distribuição e inovação nos Meios de Hospedagem [MH] da Cidade de Campo Grande, Estado de Mato Grosso do Sul. Para se chegar aos resultados finais utilizou-se de uma metodologia quali-quantitativa de análise de dados do CADASTUR objetivando identificar o número total de empreendimentos que estão legalizados de acordo com a Lei Geral do Turismo 11.771/2008. Buscou-se posteriormente identificar por meio das On Line Travel Agencies [OTAs]: Booking, Hotel Urbano, Hotels, Decolar e a plataforma de reservas AIRBNB, quais são as mais contratadas pelo mercado hoteleiro. Por meio dos sites dos Hotéis, analisaram-se quais empreendimentos possuem Motor de Reservas como uma ferramenta de reservas on line. Destaca-se como principais resultados a existência de um número significativo de empreendimentos na cidade que não são oficialmente cadastrados no Cadastur (Mtur). Ainda, apontou-se a existência de vendas de hospedagem por meio de plataformas como AIRBNB, capazes de colocar a hotelaria local em posição de vulnerabilidade e/ou como uma estratégia de canal de vendas para os hotéis que não conseguem investir em tecnologia, demonstrando, ao menos tempo a urgência por definição de estratégias competitivas e inovação para o mercado hoteleiro de Campo Grande/MS. Palavras-chave: Mercado Hoteleiro. Mato Grosso do Sul. Representatividade. Tecnologias de informação.

Referência(s)