Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Mídias, Mulheres e Mercado do Sexo: Ambiguidades e Consumo

2014; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português

10.36661/2358-0666.2014n1.8887

ISSN

2358-0666

Autores

Marlene de Fáveri, Kamylla Silva,

Tópico(s)

Gender, Sexuality, and Education

Resumo

Este artigo focaliza imagens de mulheres que aparecem no jornal Diário Catarinense, na cidade de Florianópolis (SC), com o objetivo de observar como a atividade turística se mostra rentável também para o mercado do sexo, bem como se estas imagens publicadas nesta mídia impressa produzem apelos sexuais. Através da análise de imagens femininas, entre 2000 e 2011, percebemos que as belezas naturais da Ilha de Santa Catarina são constantemente associadas às mulheres, mostrando seus corpos, e como estas imagens contribuem para divulgar um tipo de mulher “Florianopolitana”, de aparência exuberante, diferente das mulheres que vemos nas ruas cotidianamente. Mostra, assim, práticas relacionadas ao turismo e relações comerciais que evidenciam o uso de corpos femininos na produção de imagens de uma cidade turística, sulina, de etnia branca, e pretende contribuir para o entendimento das relações de gênero e construções culturais imbricadas a relações de poder.

Referência(s)