
ENTREVISTA COM O PROFESSOR DR. JOÃO PEDRO DA PONTE
2019; Volume: 14; Issue: 32 Linguagem: Português
10.17648/educare.v14i32.23226
ISSN1981-4712
AutoresDário Fiorentini, Maria Raquel Miotto Morelatti, Renata Camacho Bezerra,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO professor Joao Pedro da Ponte e licenciado em Matematica pela Universidade de Lisboa, Doutor em Educacao Matematica pela Universidade da Georgia (EUA). Foi Diretor do Instituto de Educacao da Universidade de Lisboa, da sua criacao em 2010 ate 2018. E autor de diversos livros, coordenou e coordena diversos projetos de investigacao com financiamento externo de Didatica da Matematica, Formacao de Professores e Tecnologias de Informacao e Comunicacao (TIC). A sua investigacao atual incide sobre a pratica profissional, conhecimento e desenvolvimento profissional do professor de Matematica, com especial atencao ao ensino-aprendizagem dos numeros, algebra e raciocinio matematico. Atualmente dedica sua atencao a metodologia de estudos de aula, estudando as suas potencialidades e as condicoes de realizacao em Portugal. E um investigador internacionalmente reconhecido, tendo sido professor visitante em varias Universidades no Brasil (Universidades Federal de Belo Horizonte, Belo Horizonte, Federal do Parana, Curitiba, UNICAMP, Campinas e UNESP, Rio Claro), na Espanha (Universidade de Barcelona, Granada, Huelva e Salamanca) e nos Estados Unidos da America (Universidades da Georgia e de San Diego) alem disso, e editor associado da revista Journal of Mathematics Teacher Education.
Referência(s)