Artigo Acesso aberto

Análise acústica do schwa na produção oral de aprendizes brasileiros de francês língua estrangeira em diferentes níveis de aprendizagem

2020; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português

10.47627/gradus.v4i2.146

ISSN

2526-2718

Autores

Felipe Sousa Sampaio, Ronaldo Mangueira Lima,

Tópico(s)

Phonetics and Phonology Research

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi investigar o comportamentoacústico do schwa na produção de aprendizes brasileiros de francêslíngua estrangeira (FLE) em diferentes níveis de aprendizagem,iniciante, intermediário e independente, em uma coleta transversal. Paratanto, comparamos os valores formânticos da produção do schwa dosparticipantes com os das vogais [ø œ e ? o ?], frequentementeutilizadas por aprendizes no lugar do schwa; investigamos se a duraçãorelativa do schwa diminui com o avanço no nível de aprendizagem e se émenor do que a duração das vogais médias vizinhas; e verificamos astaxas de apagamento do schwa, procurando relacionar apagamento comnível de aprendizagem. Como resultados, obtivemos que o schwa seencontra sobreposto acusticamente às outras vogais médias, nos trêsgrupos; não ocorreu redução do valor de duração com o aumento do nívelde aprendizagem; os participantes produziram o schwa com duraçãorelativa menor do que apenas as vogais [ø] [œ] e [?], nos gruposiniciante e independente; e as taxas de apagamento entre os grupos nãoforam estatisticamente significativas. O estudo contribui para adescrição da produção do schwa do francês por aprendizes brasileiros,que, por sua vez, tem o potencial para direcionar práticas pedagógicasde FLE.

Referência(s)