Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Os artefatos digitais como ferramentas mediadoras das atividades cognitivas dos estudantes: possibilidades para novos cenários de aprendizagem

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 35; Issue: 78 Linguagem: Português

10.1590/0104-4060.59642

ISSN

1984-0411

Autores

Dirce Aparecida Foletto de Moraes, Cláudia Maria de Lima,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

RESUMO Este estudo busca investigar em que medida os artefatos digitais se consolidam como instrumentos mediadores das atividades cognitivas e o que podem proporcionar aos jovens estudantes em seu processo formativo a partir de práticas educativas intencionais. A pesquisa segue o delineamento qualitativo, na modalidade exploratória e com características de uma pesquisa-intervenção. Como metodologia, desenvolvemos uma experiência didática com o uso de artefatos digitais centrada na mediação, cujo público-alvo foi constituído por 36 estudantes do primeiro ano do curso de Pedagogia de uma instituição pública do Paraná. Os dados foram coletados por meio de um questionário online, além de observação participante e de depoimentos dos estudantes transcritos em um diário de bordo. Os resultados revelam que os artefatos digitais se tornaram mediadores das ações mentais e operacionais na medida em que foram utilizados para vivenciar experiências diferenciadas e desafiadoras de elaboração e de reelaboração do pensamento, as quais resultaram em uma simultaneidade de ações e de pensamento. Em relação ao que proporcionaram aos jovens, destacamos o trabalho colaborativo, processual, real e interativo, além da construção conjunta de significados, da autonomia, do gerenciamento das aprendizagens e do rompimento do formato linear de aprender, os quais se consolidaram na construção de novos cenários.

Referência(s)