A MÚSICA NA EDUCAÇÃO

2019; Volume: 14; Issue: 4 Linguagem: Português

ISSN

2178-5961

Autores

Maxwell Ferreira Silva, Gabriela Lelis Euzito Silva,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

Sabe-se que a musica e uma ferramenta muito poderosa na construcao em distintas partes no desenvolvimento do individuo, entao, perante acoes beneficas proferidas por dispares educadores a respeito do ensinamento da linguagem musical a evolucao dos estudantes, este artigo visa destacar a trajetoria historica da musica na educacao ate a sua contemporaneidade. Em meados do seculo XX a Musica e o Canto Orfeonico estavam presentes nos programas das escolas primarias e secundarias, juntamente com o desenho e trabalhos manuais, as artes Teatro e Danca voltavam-se exclusivamente para apresentacoes em datas comemorativas. A Lei 4.024 de 1961 substitui o Canto Orfeonico pela Educacao Musical, nao havendo cursos de formacoes suficientes neste periodo, outros professores ou individuos com habilidades em semelhanca atuavam nas aulas de Desenho, Desenho Geometrico, Artes Plasticas e Musica. Na Lei 5.692 de 1971, a Arte inclui-se ao curriculo das escolas como Educacao Artistica, sendo como atividade educativa, e, criou-se a chamada polivalencia no ensino desta. A Lei 9.394 de 1996 segue estabelecendo a Arte como conteudo obrigatorio na educacao basica. Entre os anos mencionados, a musica faz-se presente como conteudo em Arte, entretanto, sem garantia em sua efetivacao. Em 2006 o MEC divulga algumas orientacoes curriculares, ficando a cargo de cada unidade escolar ajustar-se mediante suas particularidades. Em 2008 sob a Lei 11.769, a musica passou a ser conteudo obrigatorio na educacao basica. A Lei 12.287 de 2010 que mantem Arte como componente curricular obrigatorio nos diversos niveis da educacao basica e desenvolvimento cultural dos estudantes, foi convertida pela Lei 13.417 de 2017 que a sustenta como componente obrigatorio da educacao basica. A musica como mencionada, como conteudo obrigatorio em 2008, foi vetada, assim por meio da Lei 13.278 de 2016 volta-se a disciplina de Arte, juntamente a outras tres linguagens artisticas.

Referência(s)