CRER PARA VER: EM BUSCA DE UMA HUMANIDADE MAIS HUMANA
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 14; Issue: 5 Linguagem: Português
10.5380/rvx.v14i5.67730
ISSN1980-0614
Autores Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoVer não é crer, nem apenas interpretar. Ver é construir sentido por meio de nossos sentidos e nosso corpo (ROCHA DE OLIVEIRA, 2008). Com o objetivo de contribuir para o entendimento crítico de nosso cotidiano cada vez mais visual(izado) e incentivar a busca de novos olhares (a começar pelo nosso próprio), abordaremos, neste trabalho, três dimensões do visual: transparência, visualidade e espaço de concepção ou diálogo. Questionando a credibilidade atribuída à visão e percebendo que vemos com base em lentes cultural e historicamente construídas, temos a chance de nos tornar menos ingênuos e manipuláveis. Resgatando, na vida adulta,o que nos torna humanos – “seres de linguagem, cooperadores e amorosos”, segundo Maturana e Verden-Zöller (2002) –, podemos abrir espaços de diálogos. Para tanto, faz-se necessário questionar nossas lentes culturalmente adquiridas, para que consigamos ver com nossos olhos de dentro, que enxergam nossas identidades de natureza (FOUCAULT, 2006) e são capazes de nos ensinar novas ações e formas de conviver diferentes da cultura patriarcal em que ainda vivemos.
Referência(s)