
Técnica estendida para flauta transversal e criatividade transformacional
2019; Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música; Volume: 25; Issue: 3 Linguagem: Português
10.20504/opus2019c2521
ISSN1517-7017
AutoresMarta Castello Branco, João Queiroz,
Tópico(s)Diverse Music Education Insights
ResumoO sistema Boehm fornece um padrão estável para construção da flauta transversal, criando um espaço estruturado de ideias concebíveis. Este espaço está relacionado ao incremento tecnológico, metalúrgico e ao desenvolvimento de chaves e sapatilhas na flauta. O sistema incorpora uma “disposição para ação”, ou um “padrão estruturado de restrições”. O surgimento de técnicas estendidas para flauta transversal constitui um caso exemplar para investigação de fenômenos de criatividade transformacional, de sua dependência de artefatos cognitivos (notações e instrumentos) e da transformação produzida em espaços conceituais específicos. Mas a expansão técnica atua com grande variabilidade. Nós examinamos aqui exemplos paradigmáticos do repertório de técnicas estendidas para flauta transversal. Na obra Voice, de Toru Takemitsu (1971), a técnica estendida foi desenvolvida a partir de parâmetros vocais relacionados à fala, enquanto em Das atmende Klarsein (1981), de Luigi Nono, a escrita para flauta é transformada pelo aparato eletrônico. Nestes casos, observamos episódios de criatividade transformacional, que correspondem à criação de espaços conceituais, cuja continuidade se observa no repertório posterior para o instrumento.
Referência(s)