Artigo Produção Nacional Revisado por pares

ENFERMEIRO VITO – BRINQUEDO TERAPÊUTICO PARA A CRIANÇA ONCOLÓGICA

2015; Frederico Kauffmann Barbosa; Volume: 12; Issue: 28 Linguagem: Português

ISSN

1807-8850

Autores

Fernanda Matilde Gaspar Santos, Anna Paula Nogueira Costa,

Tópico(s)

Childhood Cancer Survivors' Quality of Life

Resumo

Introducao: A experiencia de adoecimento, hospitalizacao, e a realizacao do tratamento quimioterapico desencadeiam na crianca uma enorme gama de sentimentos negativos que capazes de gerar grande sofrimento tais como ansiedade, medo, angustia, privacao e impotencia, junto a isso podemos citar a capacidade imaginativa da crianca que, nao entendendo de forma concreta a realidade a sua volta passa a fantasiar a realizacao dos procedimentos na maioria dos casos de forma pior do que estes realmente sao. A apreensao, angustia e ansiedade geradas na crianca pelo adoecimento e hospitalizacao somadas a realizacao da quimioterapia, procedimento que traz diversos efeitos colaterais de complexidade significativa, e capaz de produzir ainda mais sofrimento. A utilizacao do brinquedo terapeutico instrucional como instrumento de orientacao para a crianca encaminhada ao tratamento quimioterapico e de grande valor para a amenizacao do sofrimento, maior interacao entre equipe e paciente e para a prestacao de uma assistencia de maior qualidade. Frente ao exposto surgiu a necessidade de criar um brinquedo terapeutico com capacidade de instruir a crianca para o procedimento de forma a amenizar a experiencia negativa que esta vivenciando, e a entender e aceitar a realizacao do tratamento quimioterapico, facilitando assim a prestacao da assistencia pela equipe e a interacao entre equipe e paciente. Visa-se com a utilizacao deste brinquedo em ambiente hospitalar oncologico pediatrico diminuir a apreensao da crianca em relacao a quimioterapia, e orienta-la da melhor forma possivel, visto que este e um procedimento que gera grande receio e ansiedade na crianca. Alem disso, busca-se aprimorar a qualidade da assistencia prestada ao paciente oncologico pediatrico e facilitar o trabalho da equipe de enfermagem junto a crianca hospitalizada para esta finalidade terapeutica. Fundamentacao teorica: A experiencia do adoecimento para a crianca e um evento gerador de alta carga de estresse, medo, inseguranca, angustia, sentimento de privacao, ansiedade e sofrimento, alem disso, altera completamente seu cotidiano, tal experiencia e capaz de desencadear sequelas psicologicas, emocionais e fisicas (CARDOSO, 2007). A utilizacao de atividades ludicas em ambiente hospitalar oncologico pediatrico proporciona diversas respostas beneficas imprescindiveis a execucao do tratamento permitindo que a crianca mude o comportamento e passe a desempenhar papel ativo, tais beneficios sao: uma maior aceitacao e colaboracao em relacao aos procedimentos e exames a serem realizados, melhor interacao com a equipe, maior acesso por parte da equipe, amenizacao da carga de estresse gerada nao so na crianca hospitalizada como tambem nos familiares, essas mudancas possibilitam uma assistencia com maior qualidade (AZEVEDO et al., 2008). O Brinquedo terapeutico constitui uma estrategia elaborada que permite a crianca aliviar os sentimentos negativos ocasionados pela experiencia de adoecimento e hospitalizacao consideradas incomuns, que apresentam a estas situacao ameacadora e geram grande estresse sendo necessario mais do que recreacao para amenizar a angustia, apreensao e sofrimento associados. Esta estrategia deve ser utilizada pelo enfermeiro sempre que a crianca apresentar dificuldade para entender ou lidar com uma experiencia atipica e complexa e necessitar ser devidamente esclarecida e preparada para a realizacao de procedimentos invasivos ou dolorosos (ALMEIDA; SABATES, 2008). Objetivos: Gerais: Criar um brinquedo terapeutico instrucional com dispositivo de voz acoplado para criancas oncologicas. Especificos: Instruir a crianca de forma ludica e simples para a sessao de quimioterapia; Amenizar o sofrimento, a angustia e o estresse desencadeados pela apreensao e falta de conhecimento da crianca em relacao a quimioterapia; Preparar a crianca oncologica para iniciar o tratamento quimioterapico. Metodologia: Pesquisa de carater exploratorio, realizada atraves de levantamento bibliografico. Foram utilizados para o levantamento bibliografico vinte artigos cientificos publicados entre os anos de 2008 a 2014 com tematica relativa a utilizacao do brinquedo terapeutico em criancas oncologicas hospitalizadas e hospitalizacao da crianca. Os artigos foram em sua maioria extraidos da base de dados Scielo e Bireme. Do total de vinte artigos pesquisados foram utilizados para a realizacao deste estudo apenas dez artigos. As palavras chave utilizadas para a pesquisa foram: Brinquedo terapeutico; enfermagem; oncologia; hospitalizacao infantil. Para a confeccao do brinquedo terapeutico foram utilizados: um animal de pelucia medindo aproximadamente 40 centimetros, 70 centimetros de feltro na cor branca, uma bobina de linha branca 100% poliester, 6 botoes de tamanho medio, duas folhas de E.V.A nas cores branca e vermelha, elastico latex na cor branca, um kit medico infantil menino, um dispositivo de armazenamento de voz. Todos os itens de caracterizacao do boneco, tais como chapeu, jaleco e estetoscopio foram cautelosamente estudados para que se aproximasse mais fielmente possivel dos itens utilizados pelos profissionais da enfermagem. O brinquedo atende as normas tecnicas exigidas para confeccao de brinquedos. A confeccao do brinquedo terapeutico foi realizada no periodo de quatro dias consecutivos. Em relacao a escolha do nome do brinquedo buscou-se escolher um nome que apresentasse significância em relacao ao contexto, que possuisse relacao a vida, vitoria, forca e esperanca, apos pesquisa por nomes foi encontrado o nome Vito, cujo significado se mostrou bastante apropriado a situacao para a qual o brinquedo foi criado, significando: a vitoria da vida, a vida que vence. Principais resultados alcancados O uso da tecnica do Brinquedo Terapeutico instrucional e um recurso de grande valia para utilizacao nos servicos de oncologia pediatrica, sejam eles ambulatoriais, ou unidades de internacao, e imprescindivel que o enfermeiro se conscientize quanto a importância da aplicacao do brinquedo para este tipo de paciente e realmente realize a tecnica para poder atuar com seus pacientes de forma menos traumatica e mais humanizada. A utilizacao do BT instrucional em ambiente hospitalar oncologico pediatrico consegue atuar como agente de mudanca comportamental amenizando o sofrimento e o medo desencadeados pelo processo de doenca e hospitalizacao, e proporciona de maneira sutil o aprendizado e entendimento da crianca no que diz respeito a doenca, seu corpo e necessidade da realizacao dos procedimentos, isso permite um maior entrosamento entre equipe, paciente e familia, facilitando a atuacao da equipe e consequentemente aprimorando a assistencia prestada. A brincadeira beneficia sobremaneira a crianca oncologica, permitindo sua maior receptividade aos servicos de saude, aos procedimentos aos quais e submetida, inclusive a quimioterapia, alem disso, consegue amenizar a carga de estresse gerada pela doenca e hospitalizacao, e facilitar o acesso do profissional de saude a crianca. A utilizacao do Enfermeiro Vito em ambiente hospitalar oncologico pediatrico permitira a diminuicao da apreensao da crianca em relacao a quimioterapia, e a orientacao da crianca hospitalizada para este procedimento da melhor forma possivel, fazendo com que ela entenda a experiencia pela qual esta passando e a importância de realizar a quimioterapia. Alem disso, a utilizacao deste BT facilita o trabalho da equipe de enfermagem junto a crianca hospitalizada para a quimioterapia proporcionando o estabelecimento de um vinculo de confianca entre equipe e crianca.

Referência(s)