OFICINA DE PANIFICAÇÃO: CIDADANIA, ASCENSÃO SOCIOECONÔMICA, CONHECIMENTO CIENTÍFICO E DIÁLOGO ENTRE GERAÇÕES

2014; Volume: 12; Issue: 4 Linguagem: Português

ISSN

1982-2413

Autores

Dulcinéa Lopes de Oliveira, Claudete B. de Matos, Cláudia de Vilhena Schayer Sabino,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

Este trabalho teve como objetivo verificar se a realizacao de pratica pedagogica que busca o ensino/aprendizagem contextualizados de ciencias numa abordagem CTSA, proporcionaria a inter-relacao entre “saberes populares” e escolares, valorizando a sabedoria dos mais velhos e os sentimentos envolvidos nas relacoes interpessoais alem de alfabetizacao cientifica. Para isto abordou a producao de paes caseiros, envolvendo os aspectos fisicos, quimicos, biologicos e ainda historicos, culturais e sociais. A proposta foi aplicada e avaliada a partir do referencial de Paulo Freire baseado nas relacoes de dialogo com valorizacao daqueles que detem o saber popular. A parte empirica de carater qualitativo incluiu tecnicas de observacao participante, entrevistas e questionario, envolvendo um grupo de senhoras e jovens alunos de uma escola em uma Obra Social, situada em Belo Horizonte. Verificou-se a promocao da alfabetizacao cientifica, facilitando a exploracao dos conteudos interdisciplinares e a importância do papel da Ciencia na culinaria e na sociedade, deixando claro que a educacao “dialogica” de Paulo Freire pode transformar a escola num ambiente de aprendizagem mutua

Referência(s)