Artigo Revisado por pares

O EQUILÍBRIO ESTÁTICO EM CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE

2005; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ; Volume: 18; Issue: 3 Linguagem: Português

ISSN

1980-5918

Autores

Simone Suzuki, Márcia Regina Garcia Gugelmim, Antônio Vinícius Soares,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O Transtorno de Deficit de Atencao/Hiperatividade (TDAH) representa uma preocupacao importante, uma vez que esta presente em um numero significativo de criancas em idade escolar, acarretando-lhes uma serie de dificuldades, inclusive motoras. O objetivo da pesquisa foi avaliar se existe alteracao do equilibrio estatico em criancas com diagnostico clinico de TDAH. Utilizou-se o subteste do equilibrio estatico da Escala de Avaliacao Motora de Rosa Neto para determinar o Quociente Motor 3 (QM3) de 15 criancas com TDAH e 15 criancas sem TDAH. O grupo de criancas com TDAH obteve uma media de 69,42, enquanto o grupo sem TDAH obteve uma media de 97,38. As criancas com TDAH da amostra analisada apresentam alteracao importante do equilibrio. Isto torna necessaria a intervencao dos profissionais de saude, principalmente fisioterapeutas e educadores fisicos.

Referência(s)