
AVALIAÇÃO DA ILUMINAÇÃO ARTIFICIAL EM SALAS DE AULAS EM UMA ESCOLA DA REDE DE ENSINO PUBLICA DE NOVA VENÉCIA-ES
2018; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português
10.36524/ric.v4i2.344
ISSN2359-4799
AutoresTereza Cristina de Souza Ayres, Raphael Melo Borges, Águida Silva Bullerjahn, Daniel Silva Souza, Gabriel Balbino Santos, Hiago Fernando Vagmaker Gonçalves, Layla Teixeira Viana,
Tópico(s)Urban Arborization and Environmental Studies
ResumoA iluminação adequada em ambientes escolares é fator importante para a saúde e o bom rendimento de alunos. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que avalia a iluminação artificial das salas de aula de uma escola da Rede Pública de ensino na cidade de Nova Venécia – ES, verificando sua adequação às normas vigentes de luminotécnica (ABNT NBR ISSO/CIE 8995-1:2013). A metodologia inclui realização de medições in loco com luxímetro digital e aplicação do método dos lumens. Os resultados obtidos permitem afirmar que nenhuma das 13 salas de aula analisadas está adequada para atividades de ensino noturno. Apesar da normatização, e já ter sido comprovada a importância da iluminação no ambiente escolar, a pesquisa demonstra que o problema ainda persiste nesta escola pública.
Referência(s)