Artigo Revisado por pares

Usos públicos da história no Brasil contemporâneo: demandas sociais e políticas de Estado

2006; University of Seville; Volume: 8; Issue: 15 Linguagem: Português

ISSN

2340-2199

Autores

Luís Fernando Cerri,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Discute-se os elementos de pressao por mudancas na abordagem publica da Historia por parte do Estado Nacional, tanto nas acoes voltadas ao setor educacional formal (sobretudo reformas curriculares) quanto nas atitudes propagandisticas de significacao para a identidade nacional (propaganda oficial e festas civicas). Com base na metodologia de analise de conteudo, dedicamos atencao aos temas da festa dos 500 anos do Descobrimento, em 2000, sob o governo neoliberal de Cardoso, e dos novos significados promovidos sob o governo Lula da Silva sobre a identidade dos brasileiros. Entre essas politicas de re-significacao da identidade nacional contam-se a campanha publicitaria que pretende resgatar o valor do cidadao comum inspirada na frase do folclorista Câmara Cascudo, O melhor do Brasil e o brasileiro, bem como a Lei Federal que torna obrigatorio no sistema educacional o tema da Historia e Cultura Afro-Brasileira. Estes usos sao analisados comparativamente aos usos da Historia promovidos pelo regime militar brasileiro (1964-1985), especialmente as comemoracoes dos 150 anos da Independencia do Brasil (1971) em busca das mudancas e permanencias. Com essa investigacao pretende-se contribuir para o acumulo de ideias e conhecimentos em favor da nova e ampla compreensao da Didatica da Historia de J. Rusen e K. Bergmann, entre outros.

Referência(s)