Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Recursos educacionais abertos para o Ensino de Física: um curso de extensão para licenciandos brasileiros e colombianos

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 36; Issue: 3 Linguagem: Português

10.5007/2175-7941.2019v36n3p795

ISSN

2175-7941

Autores

Douglas Grando de Souza, Elkin Adolfo Vera-Rey, Ives Solano Araújo, Eliane Ângela Veit,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar um relato da experiência de planejamento e desenvolvimento do curso de extensão Recursos Educacionais Abertos para o Ensino de Física. O curso, na modalidade a distância, foi planejado tendo como base a Teoria Social da Aprendizagem de Etienne Wenger. Seu objetivo foi congregar licenciandos de Física colombianos e brasileiros, buscando favorecer o eventual surgimento de uma Comunidade de Prática interessada no desenvolvimento de Práticas Educacionais Abertas no Ensino de Física. Realizado ao longo de doze semanas, com carga horária de 30h, o curso contou com a participação inicial de 40 licenciandos de Física. Destacam-se, nas atividades do curso, a busca e ensaio de solução de situações-problemas da sala de aula de professores de Física, através do trabalho colaborativo em equipes. Todas as atividades conjuntas foram realizadas em ambientes de comunicação e de trabalho colaborativo virtuais e open- source. Após o fim do curso, alguns dos participantes demonstraram interesse na continuidade das ideias e atividades – desenvolvendo um trabalho conjunto até a presente data.

Referência(s)