Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Entre VHILS e os Jerónimos: arte urbana de Lisboa enquanto objeto turístico

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 25; Issue: 55 Linguagem: Português

10.1590/s0104-71832019000300005

ISSN

1806-9983

Autores

Ricardo Campos, Ágata Dourado Sequeira,

Tópico(s)

Cultural Industries and Urban Development

Resumo

Resumo Diversas cidades têm incluído a arte urbana como parte das suas estratégias de promoção e planeamento turístico. Este facto deriva de uma gradual valorização social e legitimação institucional deste tipo de expressões estéticas presentes no espaço público. Em muitas cidades deparamo-nos, hoje, com processos de turistificação da arte urbana, uma dinâmica que está dependente de um conjunto de atores sociais. A turistificação da arte urbana tem consequências, não só ao nível da constituição da oferta turística da cidade, mas também ao nível das relações e interações que se estabelecem entre operadores e guias, turistas, artistas, instituições e comunidades locais. Com este artigo pretendemos refletir sobre a articulação entre a arte urbana e o sector turístico, partindo de um conjunto de dados preliminares de natureza qualitativa recolhidos no âmbito de um projeto em curso sobre arte urbana em Lisboa.

Referência(s)