Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O LEGADO DE HELENA ANTIPOFF: A PSICOLOGIA APLICADA À EDUCAÇÃO

2019; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS; Volume: 21; Issue: 2 Linguagem: Português

10.18224/educ.v21i2.6868

ISSN

1983-7771

Autores

Virgínia Sales Gebrim,

Tópico(s)

Social Representations and Identity

Resumo

Este trabalho tem por objetivo desvelar e analisar a concepção de psicologia da educação de Helena Antipoff (1892-1970). Para isto, pretende-se investigar os trabalhos e pesquisas desenvolvidas pela psicóloga russa na Escola de Aperfeiçoamento em Belo Horizonte, nas décadas de 1920 e 1930. Baseada na proposta de educação funcional, Antipoff, por intermédio dos conhecimentos adquiridos na Rússia, em Paris e como assistente de Claparède no Instituto Jean Jacques Rousseau em Genebra, atuou na educação escolar tendo a psicologia como o principal fundamento, contribuindo, sobretudo, para o desenvolvimento da Psicologia da Educação no Brasil.

Referência(s)