
Conexões entre artes de rua, criatividade e profissões: circuitos e criações de Tamara Alves
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 25; Issue: 55 Linguagem: Português
10.1590/s0104-71832019000300006
ISSN1806-9983
Autores Tópico(s)Contemporary art, education, critique
ResumoResumo Este artigo é parte de uma etnografia realizada em Lisboa sobre arte urbana e graffiti. O texto evidencia as fluidas e porosas fronteiras que se desenham entre conexões e produções da arte urbana. Como caso exemplar, segui a trajetória da writer portuguesa Tamara Alves, que, além de “artista de rua”, se autoidentifica como designer gráfica, tatuadora, performer e DJ. Notei que, na medida em que é dado ao artista a palavra possível de cerzir o underground com outros domínios singulares de atuação, ele passa a operar no circuito entre um dentro e um fora do mercado, entre trabalho e prazer, tal qual sinaliza o pontilhismo das experimentações efetuadas por Tamara Alves. Concluo, de modo provisório, que as divisas entre o tempo de fruição da vida e o relativo ao do trabalho cada vez mais se estreitam no âmbito das profissões consideradas criativas, configurando novas agências e modulações entre trabalho e arte.
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