
Quality Saúde – uma adaptação transcultural multicêntrica dos constructos da escala Servqual de satisfação para o SUS, por translação de conhecimento de especialistas e usuários
2019; Escola Nacional de Administracao Publica; Volume: 70; Issue: 2 Linguagem: Português
10.21874/rsp.v70i2.3142
ISSN2357-8017
AutoresGalba Freire Moita, Allan Claudius Queiroz Barbosa, Vitor Manuel Reis Raposo,
Tópico(s)Health, Nursing, Elderly Care
ResumoO Conselho Federal de Medicina (2014, 2015) publicou pesquisas que revelaram umasuposta insatisfação de mais de 90% da população brasileira no que diz respeito à saúdepública e à suplementar. Em uma pesquisa bibliográfica integrativa sobre a mensuração dequalidade e satisfação do usuário de saúde no Brasil são tímidos os resultados obtidos, alémde não haver registros de padronização de sistemas de mensuração de qualidade e satisfaçãono SUS. Por sua vez, uma breve análise da escala proposta na iniciativa do Gespública(BRASIL, 2014) revela muita similaridade com as cinco dimensões e com as 22 questõesda escala original Servqual (PARASURAMAN et al., 1991ª ; BERRY et al., 1994), mas, não háevidências da validade na construção da escala de satisfação que compõe o IPPS. Objetivo:estudaram-se as questões da escala Servqual visando à validação de constructos (ideiasforças)representativos das 22 questões originais, no âmbito do SUS. Métodos: Os resultadosobtidos das respostas de 195 profissionais e 506 usuários, em três fases sucessivas (painelde especialistas, grupos Delphi e pesquisa de campo), foram objetos de análise descritiva ede significância estatística. Resultados/conclusões: os 40 constructos, 22 subdimensões e05 macrodimensões que surgiram e tiveram valorações médias acima do nível 3 (relevante)foram usados para análise inferencial, com rigor metodológico. As análises de confiabilidadee validade resultaram em um modelo final de 38 constructos, 15 subdimensões e quatromacrodimensões que podem, futuramente, basear a proposição de questões pertinentesem um instrumento avaliativo de qualidade percebida (satisfação) no SUS.
Referência(s)