Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Ver, sentir, vivenciar e crer: os estudos sobre consumo pelos trilhos da consumer culture theory (CCT)

2019; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS; Volume: 19; Issue: 53 Linguagem: Português

10.5752/p.1984-6606.2019v19n53p136-153

ISSN

1984-6606

Autores

Adriano de Mendonça Joaquim, Helena Andrade, Sara Pimenta Resende, Marcelo de Rezende Pinto,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

É notório o aumento do interesse dos pesquisadores de marketing sobre questões envolvendo a Consumer Culture Theory (CCT) no Brasil. Assim, este artigo, de cunho ensaístico, tem por objetivo oferecer à comunidade de marketing um compêndio demonstrando como esta abordagem teorética e metodológica estruturou-se epistemologicamente, como foi historicamente construída, consolidou-se como uma marca e, também, como aqueles que ajudaram em sua construção pensam que esta poderia contribuir para que compreendamos os fenômenos do consumo por meio dos seus aspectos culturais e simbólicos. Para isso, estruturou-se em tópicos em que se apresenta a relação entre consumo e a perspectiva interpretativista, discutidos os antecedentes do lançamento da marca CCT e expostas as questões que permearam o lançamento e as contribuições teóricas e empíricas da CCT. Os comentários conclusivos sobre a temática, ao final, motivam os pesquisadores interessados a investir esforços para ampliar esse promissor campo de estudos no Brasil.

Referência(s)