Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Trabalhar na interface: coprodução de conhecimento entre cientistas e gestores públicos na saúde ambiental. O programa Vigiagua como estudo de caso em Santarém/PA

2019; Couffy-sur-Sarsonne; Volume: 42; Linguagem: Português

10.4000/confins.23258

ISSN

1958-9212

Autores

Louise Cavalcante, Stéphanie Nasuti,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

A coprodução de conhecimento é uma maneira de engajar atores acadêmicos e extra acadêmicos na produção compartilhada de conhecimento. Nesse contexto, este estudo tem o objetivo de debater o potencial do trabalho de fronteira, uma abordagem participativa, para mediar um processo de coprodução de conhecimento entre pesquisadores e gestores públicos municipais. Para estimular as discussões sobre esse processo, a qualidade da água de uma região amazônica foi usada como objeto de estudo. Parte dos dados foram obtidos por meio de entrevistas e outros, os dados secundários, oriundos de bases de dados públicas. Os resultados apontam que existem oportunidades de coprodução de conhecimento que poderiam ser aproveitadas tanto por pesquisadores quanto por gestores. Esse novo conhecimento teria o potencial de melhorar tanto a gestão da água em Santarém, e assim, minimizar os riscos das doenças de veiculação hídrica, quanto apoiar os pesquisadores em suas atividades. Apesar de, neste caso, o processo mostrar-se como uma relação ganha-ganha, existem algumas limitações à sua efetiva realização, como distância geográfica dos atores envolvidos, a carência de laboratórios, canal de comunicação de dados e as características institucionais intrínsecas à academia e à gestão pública.

Referência(s)