
Coração de Estudante: Relato de experiência de um grupo voltado à educação em um Centro de Atenção Psicossocial II
2019; UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO; Volume: 22; Issue: 2 Linguagem: Português
10.15603/2176-1043/el.v22n2p61-86
ISSN2176-1043
AutoresLuna Cassel Trott, Daniela Ribeiro Schneider,
Tópico(s)Health, Nursing, Elderly Care
ResumoAs práticas de cuidado na Rede de Atenção Psicossocial são desafios diários dos profissionais dos serviços de saúde mental em busca de desconstruir formas hegemônicas de cuidado, antes centradas no modelo manicomial e suas práticas de exclusão social. A articulação entre saúde mental e educação é uma importante ação para pensar a inclusão social dos usuários, já que muitos, na multideterminação do sofrimento psíquico, também viveram processos de exclusão escolar. O artigo é um relato de experiência de caráter pedagógica e terapêutica, realizada em um CAPS II. A oficina “Coração de Estudante” teve encontros semanais com o intuito de ser espaço de reflexão sobre as experiências do campo educacional e incentivar os usuários do serviço em seu ingresso à Educação de Jovens e Adultos e de ampliação das possibilidades de ser e de retomada de projetos de vida.
Referência(s)