Artigo Acesso aberto

Eficácia da mediação do professor no ensino da estrutura corpuscular da matéria

2019; UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA; Volume: 26; Issue: 2 Linguagem: Português

10.15600/2238-121x/comunicacoes.v26n2p259-276

ISSN

2238-121X

Autores

Fatima Maria Araújo, J. Bernardino Lopes, Armando Soares, José Cravino,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar a influência/eficácia da mediação do professor na aprendizagem da estrutura da matéria e das mudanças de estado físico a nível microscópico, por alunos do 5.ºano de escolaridade. O estudo teve como base duas questões de investigação: (1) “Qual a influência/eficácia da mediação do professor, em tarefas com igual orientação, na compreensão das mudanças de estado físico da matéria, a nível corpuscular, por alunos do 5.º ano de escolaridade?” (2) “Que avaliação o aluno atribui à autonomia dada pela professora?” O estudo foi realizado em dois grupos de 15 alunos cada. Fez-se a recolha de dados sobre o ensino e a aprendizagem em sala de aula em particular gravações áudio, imagens e trabalhos dos alunos. Com esses dados construíram-se narrações multimodais, cuja análise permitiu verificar que a mediação do professor foi diferente nos dois grupos e que essa diferença pode ter influenciado o grau de desempenho dos alunos e a perceção da autonomia facultada pela professora.

Referência(s)
Altmetric
PlumX