
MODELAR O COMPORTAMENTO
2019; Volume: 4; Issue: 6 Linguagem: Português
10.29404/rtps-v4i6.248
ISSN2526-2319
Autores Tópico(s)Poverty, Education, and Child Welfare
ResumoNa última década, o Banco Mundial tem redefinido sua atuação no campo internacional da educação, orientada particularmente a subsidiar as políticas públicas na periferia do capitalismo, a partir de uma dupla perspectiva. De um lado, o foco nas aprendizagens permitiu uma redefinição do lugar e do escopo dos sistemas educacionais no conjunto das estratégias educacionais nacionais na perspectiva do “desenvolvimento” e do “combate à pobreza”. De outro lado, a agenda de “desenvolvimento” proposta tem incorporado a perspectiva de um novo behaviorismo, com foco na modelagem das condutas da população para a promoção de processos de tomada de decisões que permitam aos pobres sua inserção produtiva ou, pelo menos, uma adaptação positiva para contextos cada vez mais adversos. O presente artigo propõe uma análise dessa nova estratégia, tomando como referência os documentos mais recentes produzidos pelo Grupo Banco Mundial, examinando seus pressupostos e implicações sobre as políticas de educação e outras políticas públicas desenvolvidas nos países da periferia do capitalismo.
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