
How reading comprehension evolves in elementary school students
2019; Volume: 1; Issue: 49 Linguagem: Português
10.5935/2175-3520.20190019
ISSN2175-3520
AutoresMárcia Di Santo de Melo Machado, María Regina Maluf,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEstudos fundamentados na Psicologia Cognitiva contribuem para o entendimento dos processos cognitivos e linguisticos envolvidos na aprendizagem da leitura. As pesquisas em lingua inglesa sobre compreensao da leitura sao numerosas, contudo ainda dispomos de pouca evidencia sobre essa questao em linguas mais transparentes, como e o caso do portugues do Brasil. O objetivo desta pesquisa foi verificar como evolui a compreensao da leitura em um grupo de alunos de 2o, 3o e 4o anos do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada do municipio de Santo Andre, no estado de Sao Paulo. Participaram 98 alunos de 7 a 9 anos de idade. Foram utilizados instrumentos de medida de compreensao de palavras, frases e texto. Foram utilizadas media, desvio-padrao, T-Student, ANOVA e Tukey. Os resultados mostraram a evolucao dos alunos do 2o ao 4o ano na compreensao da leitura de frases, enquanto que a compreensao de texto avanca do 2o para o 3o ano, mas nao do 3o para o 4o. Meninas compreendem texto melhor que meninos no 2o e no 3o ano, mas nao no 4o ano. Pesquisas ulteriores sao recomendadas.
Referência(s)