
O IDIOTA, O ESPECIALISTA E O DIPLOMATA: REFLEXÕES SOBRE O COSMOPOLITISMO E SOBRE A PRÁTICA DE FORMAÇÃO HUMANA
2019; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 40; Linguagem: Português
10.1590/es0101-73302019223225
ISSN1678-4626
Autores Tópico(s)Social and Political Issues
ResumoRESUMO: O cosmopolitismo desponta, na modernidade, como o projeto de uma cultura altamente etnocêntrica e imperialista. Dever-se-ia, porém, em virtude dessa constatação, abandonar qualquer expectativa de uma política de coexistência harmoniosa entre diferentes povos, culturas, países e modos de ser que coabitam nosso mundo? O presente artigo tem por objetivo pensar alguns dos termos e das condições em que uma educação cosmopolítica pode se apresentar como resposta aos diferentes desafios da contemporaneidade, tendo por base a proposta cosmopolítica formulada por Isabelle Stengers notadamente nos textos “La proposition cosmopolitique” (STENGERS, 2007) e “Pour en finir avec la tolérance” (STENGERS, 1997).
Referência(s)