Artigo Produção Nacional

AS PRESCRIÇÕES CURRICULARES E O ENSINO DOS NÚMEROS RACIONAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

2019; Volume: 8; Issue: 17 Linguagem: Português

10.3387/rpem.v8i17.2039

ISSN

2238-5800

Autores

Alessandra Carvalho Teixeira, Norma Suely Gomes Allevato,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Este artigo e parte de uma pesquisa maior, e tem por objetivo apresentar e analisar as prescricoes curriculares representadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC e o Curriculo do Estado de Sao Paulo, considerando os conteudos e habilidades em relacao ao ensino dos numeros racionais, utilizando tecnica de analise documental. A metodologia utilizada tem abordagem qualitativa. A partir da analise dos dados, ao observar as convergencias entre os documentos, uma das observacoes e que, para o 7o ano, alguns pontos considerados foram o ensino das representacoes fracionaria e decimal de um numero racional, seus usos, ordenacao e associacao com pontos da reta numerica, e operacoes envolvendo essas representacoes. Em contrapartida, ao observar a habilidade de reconhecer numeros racionais em diferentes contextos, percebemos que a BNCC diverge do Curriculo do Estado de Sao Paulo, mas que os PCN convergem com esses dois documentos, visto que essa habilidade deve ser desenvolvida durante os anos finais do Ensino Fundamental.

Referência(s)