Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A relação entre o indivíduo pós-moderno, o consumo e a internet das coisas

2019; UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 16; Issue: 39 Linguagem: Português

10.3895/rts.v16n39.8747

ISSN

1984-3526

Autores

Marcos Júlio Sergl, Grace da Cunha,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Este artigo aborda concepções que estão em constante mudança no indivíduo, visto como uma figura que, assim como a tecnologia, apresenta transformações contínuas e rápidas em suas relações pessoais e agora até mesmo com objetos, tendo a perspectiva da Internet das Coisas, que surgiu como uma inovação para facilitar a vida das pessoas em uma sociedade pós-moderna caracterizada pelo consumismo. Atentos a esse panorama, nosso objetivo é investigar o pós-modernismo com vistas às mutações do sujeito e seus reflexos sobre o consumo e as novas tecnologias, tendo fundamentação em teóricos que se dedicam à análise deste universo: Bauman (1998, 2001 e 2007), Castells (2003), Giddens (1991), Hall (2011), Harvey (2000), Lemos (2002 e 2013), Levy (2010), Santaella (2003 e 2013) e Silva (2001). O estudo é relevante a partir do momento que refletimos no quanto as modernas tecnologias de informação e comunicação reconfiguram as sociedades em diversos aspectos, como o cultural, o social e o comunicacional.

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