
O MUNDO DE HAWKINS: A SERIALIZAÇÃO CONTEMPORÂNEA EM STRANGER THINGS
2019; Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (ALAIC); Volume: 17; Issue: 31 Linguagem: Português
10.55738/alaic.v17i31.551
ISSN2238-1694
AutoresMarcel Vieira Barreto Silva, Jéssica Maria Brasileiro de Figueiredo,
Tópico(s)Media, Gender, and Advertising
ResumoEste artigo objetiva analisar a estrutura narrativa da primeira temporada de Stranger Things(2016), série original da Netflix, de modo a compreender as especificidades de produções seriadaspara video on demand. Partimos do pressuposto de que as séries contemporâneas têm,pelo menos desde os anos 1990, modificado os modelos canônicos de serialização, acompanhandoas transformações nas lógicas de produção, circulação e consumo do audiovisual.Utilizamos, ainda, as metodologias de Thompson (2003) e Newman (2006), no que concerneà decupagem dos arcos e às relações entre micro e macrounidades dramáticas. Com isso,buscamos demonstrar como, em Stranger Things, predomina o arco longo da temporada, aflexibilidade na composição dos episódios e dos atos e o uso de procedimentos folhetinescosclássicos como ganchos e cliffhangers.
Referência(s)