
A formação continuada do professor de Educação Infantil em Educação Ambiental
2019; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 25; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/1516-731320190040004
ISSN1980-850X
AutoresDaniela Gureski Rodrigues, Daniele Saheb,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoResumo: O presente estudo buscou responder à seguinte questão: Qual a relação entre os cursos de Educação Ambiental (EA) oferecidos pela Rede Municipal de Curitiba (PR) aos professores de Educação Infantil (EI) e seus desdobramentos na prática pedagógica junto às crianças? Este estudo foi realizado em 10 Centro Municipais de EI e usou a análise documental, a entrevista semiestruturada e a observação de uma prática de EA para identificar as fontes usadas pelos professores para o planejamento de atividades de EA e descrever os conhecimentos necessários para o desenvolvimento da prática em EA. Para a interpretação e análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo e foram elaboradas duas categorias: a relação teórica e prática na formação continuada, e limites e possibilidades da efetivação da EA na EI. Foi possível compreender que a Formação Continuada precisa propiciar ao profissional da EI momentos de discussão, reflexão e pesquisa.
Referência(s)