Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Leitorado-eleitorado:

2019; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO; Volume: 19; Issue: 39 Linguagem: Português

10.46391/alceu.v20.ed39.2019.32

ISSN

2175-7402

Autores

Viktor Chagas,

Tópico(s)

Social Media and Politics

Resumo

O objetivo deste artigo é relacionar as alterações na paisagem econômica do jornalismo ao processo político. Faremos isto através de dois momentos distintos: em primeiro lugar, estabelecendo relações entre a preferências políticas dos leitores de jornais no Rio de Janeiro e seus hábitos de leitura; depois, avaliando a cobertura política dos jornais através de análise de enquadramentos. Utilizando, como ponto de partida o modelo de análise de Sparks (2000) sobre a tabloidização, buscamos desenvolver uma matriz que avalia a cobertura noticiosa de três jornais fluminenses, a saber: O Globo, Extra, e Meia Hora. Foram analisadas mais de duas mil manchetes e chamadas de primeira página destes jornais, no período entre julho e outubro de 2014, correspondente ao período de propaganda eleitoral, conforme definido pelo TSE. O passo seguinte foi relacionar de volta estas categorias com o perfil dos leitores dos jornais analisados e suas preferências políticas.

Referência(s)