
Leitorado-eleitorado:
2019; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO; Volume: 19; Issue: 39 Linguagem: Português
10.46391/alceu.v20.ed39.2019.32
ISSN2175-7402
Autores Tópico(s)Social Media and Politics
ResumoO objetivo deste artigo é relacionar as alterações na paisagem econômica do jornalismo ao processo político. Faremos isto através de dois momentos distintos: em primeiro lugar, estabelecendo relações entre a preferências políticas dos leitores de jornais no Rio de Janeiro e seus hábitos de leitura; depois, avaliando a cobertura política dos jornais através de análise de enquadramentos. Utilizando, como ponto de partida o modelo de análise de Sparks (2000) sobre a tabloidização, buscamos desenvolver uma matriz que avalia a cobertura noticiosa de três jornais fluminenses, a saber: O Globo, Extra, e Meia Hora. Foram analisadas mais de duas mil manchetes e chamadas de primeira página destes jornais, no período entre julho e outubro de 2014, correspondente ao período de propaganda eleitoral, conforme definido pelo TSE. O passo seguinte foi relacionar de volta estas categorias com o perfil dos leitores dos jornais analisados e suas preferências políticas.
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