Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A PESQUISA EM POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL (1998-2015): ATUALIZANDO O ESTADO DO CONHECIMENTO

2019; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 40; Linguagem: Português

10.1590/es0101-73302019207654

ISSN

1678-4626

Autores

Ângelo Ricardo de Souza,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

RESUMO: Este trabalho tem por objeto a produção de um panorama sobre a pesquisa em política e gestão da educação no Brasil e coteja-o com levantamento e análise anterior (WITTMANN; GRACINDO, 2001), com vistas a perceber a movimentação das principais tendências dessa produção acadêmica no país. Para tanto, utilizamos duas fontes de pesquisa: o repositório da Scientific Eletronic Library (SciELO) e a Revista Brasileira de Política e Administração da Educação. Os trabalhos foram categorizados em 12 grupos e contemplam um conjunto de 823 artigos. Para o cotejo com o trabalho de Wittmann e Gracindo (2001), esta pesquisa compara cinco categorias: Estado e educação; direito à educação; financiamento da educação; gestão escolar; e público e privado na educação.

Referência(s)