Culturas populares e novos contextos de performance no Brasil contemporâneo: o caso do Festival de Folclore de Olímpia
2019; Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música; Volume: 25; Issue: 3 Linguagem: Português
10.20504/opus2019c2525
ISSN1517-7017
Autores Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
ResumoEste trabalho propõe uma reflexão acerca do papel dos festivais de folclore no mundo contemporâneo. A partir de uma pesquisa etnográfica realizada no contexto do Festival do Folclore de Olímpia – Fefol – (São Paulo) e junto ao Pastoril Dona Joaquina de São Gonçalo do Amarante (Rio Grande do Norte), os festivais de folclore serão compreendidos como novos contextos de performance para as práticas dos grupos performativos das culturas populares brasileiras, também chamados de folclóricos nestes contextos. O Festival do Folclore de Olímpia é o maior evento do gênero no país, reúne anualmente quase uma centena de grupos folclóricos de todas as regiões brasileiras e é realizado há 55 anos ininterruptos. Fundado em 2006, com o intuito de renovar a tradição do pastoril no Rio Grande do Norte, o Pastoril Dona Joaquina participou do Fefol pela primeira vez em 2007. A reflexão empreendida terá como suporte teórico os conceitos discutidos por Etienne Wenger (2012) e Thomas Turino (2008).
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