Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Formação do conceito de transformação linear de acordo com os pressupostos de Davydov

2019; Volume: 21; Issue: 3 Linguagem: Português

10.23925/1983-3156.2019vol21i3p438-463

ISSN

1983-3156

Autores

Aline Mota de Mesquita Assis,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Este artigo objetiva compreender e analisar as contribuições da teoria do ensino desenvolvimental para o ensino de Álgebra Linear, tendo em vista a aprendizagem do conceito de transformação linear. A questão de pesquisa foi: que repercussões teriam, no processo de formação de conceitos pelos alunos, o ensino do conceito de transformação linear fundamentado na teoria histórico-cultural, em específico, na teoria do ensino desenvolvimental de Davydov? A metodologia utilizada foi um experimento didático formativo, pautado nos pressupostos davydovianos. Dentre os resultados obtidos tem-se: o desenvolvimento da capacidade de pensar a Matemática de acordo com a forma de pensar dessa ciência e indícios de mudanças qualitativas no desenvolvimento do pensamento teórico quanto ao conceito de transformação linear.

Referência(s)