Artigo Acesso aberto

Primeiros socorros na escola: conhecimento dos professores

2019; Volume: 11; Issue: 22 Linguagem: Português

10.47385/praxis.v11.n22.712

ISSN

2176-9230

Autores

Elaine Viana Cabral, Maria de Fátima Alves de Oliveira,

Tópico(s)

Health Education and Validation

Resumo

As crianças em idade escolar são vulneráveis aos acidentes e mudanças do ambiente domiciliar para o escolar podem interferir em seus padrões de resposta as situações de risco. Acidentes na infância são comuns podendo também ocorrer em ambiente escolar, o que justifica a necessidade de noções sobre primeiros socorros pelos professores ali presentes. O objetivo deste estudo foi investigar o conhecimento dos professores sobre primeiros socorros. Trata-se de um estudo de campo com abordagem quali-quantitativa, realizado após a aprovação do CoEPS da UNIFOA sob nº 31469014.4.0000.5237. Participaram da pesquisa 31 docentes do ensino básico do município de Lorena, São Paulo. Para coleta de dados foi utilizado um instrumento contendo perguntas abertas e de múltipla escolha sobre primeiros socorros, elaborado pelas autoras. Dos 31 participantes da pesquisa, 22 afirmaram já ter vivenciado situações de acidentes na escola que exigissem conhecimentos sobre o assunto. Os agravos que geraram maior número de respostas incorretas foram sangramento nasal, quebraduras e engasgamento. Os achados evidenciaram a necessidade de uma capacitação destes professores a respeito do tema primeiros socorros. Descritores: primeiros socorros; enfermagem; docentes

Referência(s)