Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O ENFOQUE CTS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA

2019; Editora Univates; Volume: 40; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22410/issn.1983-0378.v40i2a2019.2425

ISSN

1983-0378

Autores

Jucelino Cortez, José Cláudio Del Pino,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Neste artigo apresentamos o desenvolvimento e os resultados de uma pesquisa realizada junto aos coordenadores de cursos de Licenciatura em Física, Licenciatura em Química e Licenciatura em Ciências Biológicas, de instituições de ensino superior do Norte do Rio Grande do Sul, visando identificar quando e como os acadêmicos destes cursos tem oportunidade de conhecer a abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade no ensino das ciências. Para atingir este objetivo, realizamos um estudo de caso, com entrevistas semiestruturadas, gerando dados que foram tratados pelo procedimento da Análise Textual Discursiva. Norteado pelos referenciais teóricos, apontamos categorias a priori, identificando assim, nos discursos dos entrevistados, alguns pontos que indicam a confluência entre os currículos dos cursos e o enfoque CTS.

Referência(s)
Altmetric
PlumX