NOOSFERA E ASSUJEITAMENTO, DUAS NOÇÕES DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO PARA PROBLEMATIZAR O CURRÍCULO E MUDANÇAS CURRICULARES
2019; Volume: 8; Issue: 17 Linguagem: Português
10.3387/rpem.v8i17.2010
ISSN2238-5800
Autores Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoOs fenomenos didaticos em torno da difusao e da omissao dos objetos do saber em uma sociedade podem ser, em parte, compreendidos por meio do estudo das escolhas curriculares. Essas escolhas, segundo a teoria antropologica do didatico, acontecem no seio de uma entidade chamada noosfera. Nesse texto, temos como objetivo uma reflexao sobre alguns conceitos desse quadro teorico que nos ajudam a pensar o curriculo e suas mudancas. Nos ilustramos essa reflexao teorica utilizando o contexto brasileiro, onde encontramos de um lado uma instituicao oficial do estado – Programa Nacional do Livro Didatico, PNLD – e do outro, as editoras de livros didaticos do setor privado. Para exemplificar o efeito do assujeitamento das editoras as demandas do PNLD, apresentamos brevemente algumas mudancas nos livros didaticos sobre a nocao de numero nos anos iniciais do ensino fundamental, com um olhar especial aos livros da primeira metade da decada de 1990.
Referência(s)