
A gamificação da Botânica: uma estratégia para a cura da “cegueira botânica"
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL; Volume: 2; Issue: 4 Linguagem: Português
10.36661/2595-4520.2019v2i4.10981
ISSN2595-4520
AutoresEmanuelle Almeida da Costa, Rafaela Andressa Fonsenca Duarte, José Aparecido da Silva Gama,
Tópico(s)Animal and Plant Science Education
ResumoO Ensino de Botânica tem sido motivo de diversas preocupações no Ensino Fundamental, uma delas é a falta de interesse por parte dos alunos e por parte de alguns professores que tem negligenciado o estudo das plantas. Essa falta de interesse é explicada pelo tipo de relação que temos com as plantas, uma vez que a maioria das pessoas não conseguem perceber as plantas cotidianamente o que chamamos de “cegueira botânica”. O presente trabalho tem a finalidade de promover a cura da “cegueira botânica” fazendo com que os alunos de fato compreenda e reconheça sua importância por meio uso do gamificação no qual foi criado um jogo didático de tabuleiro intitulado “Trilha Botânica”, aplicado para uma turma de 7° ano (6° série) do ensino fundamental. Com os resultados da atividade lúdica desenvolvida ficou demonstrada uma mudança significativa na aprendizagem dos alunos participantes e nós concluímos destacando que o uso da gamificação no ensino de Botânica constituem um recurso de grande potencial para a cura da “cegueira botânica”. Palavras-chave: Jogos didáticos; Ensino de botânica; Jogo de tabuleiro.
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