Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A gamificação da Botânica: uma estratégia para a cura da “cegueira botânica"

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL; Volume: 2; Issue: 4 Linguagem: Português

10.36661/2595-4520.2019v2i4.10981

ISSN

2595-4520

Autores

Emanuelle Almeida da Costa, Rafaela Andressa Fonsenca Duarte, José Aparecido da Silva Gama,

Tópico(s)

Animal and Plant Science Education

Resumo

O Ensino de Botânica tem sido motivo de diversas preocupações no Ensino Fundamental, uma delas é a falta de interesse por parte dos alunos e por parte de alguns professores que tem negligenciado o estudo das plantas. Essa falta de interesse é explicada pelo tipo de relação que temos com as plantas, uma vez que a maioria das pessoas não conseguem perceber as plantas cotidianamente o que chamamos de “cegueira botânica”. O presente trabalho tem a finalidade de promover a cura da “cegueira botânica” fazendo com que os alunos de fato compreenda e reconheça sua importância por meio uso do gamificação no qual foi criado um jogo didático de tabuleiro intitulado “Trilha Botânica”, aplicado para uma turma de 7° ano (6° série) do ensino fundamental. Com os resultados da atividade lúdica desenvolvida ficou demonstrada uma mudança significativa na aprendizagem dos alunos participantes e nós concluímos destacando que o uso da gamificação no ensino de Botânica constituem um recurso de grande potencial para a cura da “cegueira botânica”. Palavras-chave: Jogos didáticos; Ensino de botânica; Jogo de tabuleiro.

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