
“Para que esse drama?”: uma experiência de ensino de Teatro entre professores em formação
2019; UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA; Volume: 3; Issue: 36 Linguagem: Português
10.5965/1414573103362019063
ISSN2358-6958
AutoresEverton Ribeiro, Rafael Siqueira de Guimarães,
Tópico(s)History, Culture, and Society
ResumoO intuito deste trabalho foi pesquisar sobre o drama como método de ensino de teatro, desdobrada em uma pesquisa orientada desde a ação prática. Por meio de um traçado histórico e significativo do drama – também conhecido na Inglaterra por process drama e drama in education, analisamos uma prática em pesquisa-ação desenvolvida com professores em formação a partir de uma série de episódios concebida por meio da peça A falecida, de Nelson Rodrigues, como pré-texto. O processo analisado permitiu um olhar mais aprofundado a respeito da articulação desse método de ensino anglo-saxônico com a transversalidade proposta para o currículo brasileiro. Conceitos como experiência, formação e reprodução permeiam toda a fundamentação e análise da pesquisa, bem como aqueles conceitos próprios do drama como método de ensino.
Referência(s)