Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Cinema e Psicanálise: o silêncio de Freud

2019; Volume: 28; Issue: 2 Linguagem: Português

10.23925/2594-3871.2019v28i2p443-467

ISSN

2594-3871

Autores

Gustavo Caetano de Mattos Mano, Amadeu de Oliveira Weinmann,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

No presente artigo, os autores investigam a relação entre cinema e psicanálise a partir de um capítulo peculiar dessa história secular: o silêncio textual de Freud a respeito da sétima arte. Primeiramente, nós examinamos os encontros e desencontros do fundador da psicanálise com o universo cinematográfico, contrastando a ausência do cinema na produção textual freudiana com as tentativas de aproximação de psicanalistas contemporâneos a Freud. Também exploramos a produção de “Segredos de uma alma”, o primeiro filme empenhado em colocar na grande tela o método psicanalítico – uma iniciativa que não contou com a simpatia de Freud. Além disso, analisamos também a própria configuração do cinema em seus momentos iniciais, cujo formato colocava em realce a dimensão do registro visual em detrimento do campo da palavra, objeto privilegiado no trabalho analítico. A partir desse percorrido, os autores propõem algumas hipóteses e consequências teóricas acerca do eloquente silêncio textual de Freud sobre o cinema.

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