Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

As ações desenvolvidas pelos gestores das escolas públicas estaduais na minimização das violências na escola

2019; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português

10.30681/reps.v10i2.10232

ISSN

2236-3165

Autores

Francisco José Gomes Pereira,

Tópico(s)

Healthcare during COVID-19 Pandemic

Resumo

O artigo tem como objetivo compreender as ações desenvolvidas pelos gestores das escolas públicas estaduais na minimização das violências na escola. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e na coleta de dados utilizou-se entrevista semiestruturada com dois diretores e uma coordenadora em três escolas estaduais. Concluiu-se que as ações ocorrem no cotidiano das escolas como o fator principal, o diálogo; em seguinte, a troca de alunos considerados violentos entre as escolas estaduais; por fim, as ações acontecem também em parceria com outras instituições, a polícia militar, a ronda escolar a mais mencionadas pelos gestores. Todas as ações contribuem significativamente para a minimização das violências na escola, porém ainda são insuficientes para contemplar as necessitas dos alunos considerados violentos.Palavras-chave: gestão escolar; minimização das violências na escola; coordenador e diretores; abordagem qualitativa.

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