Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Educação para sustentabilidade ultrapassando fronteiras: experiência entre escola e universidade

2019; Universidade do Vale do Sapucaí- Univás; Volume: 4; Issue: 12 Linguagem: Português

10.24280/ape.v4i12.467

ISSN

2448-2803

Autores

Sandra Lilian Silveira Grohe,

Tópico(s)

Sustainable Design and Development

Resumo

O presente artigo tem por objetivo relatar a experiência vivida entre a Escola Municipal de EMEF Santa Marta, localizada em São Leopoldo, Rio Grande do Sul e a Universidade de Michigan, localizada em Ann Arbor, Estados Unidos. Essa experiência teve início, no ano de 2013, com a participação da escola na IV Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente. Esse movimento foi muito significativo, pois a escola passou a se destacar como promotora da educação para a sustentabilidade. Integrando currículo, gestão e edificações em prol da sustentabilidade socioambiental, aos poucos foi modificando seu modo de ser e, consequentemente, seu entorno foi afetado. Um dos desdobramentos significativos desse movimento foi a parceria realizada com a Universidade de Michigan e a construção do projeto denominado Together We Make Santa Marta Home. Ele culminou em um importante documento com recomendações para o desenvolvimento de espaços públicos e programas de educação para a sustentabilidade.

Referência(s)
Altmetric
PlumX