
Modelagem Computacional num curso de formação continuada: percepções dos professores
2019; UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL; Volume: 10; Issue: 6 Linguagem: Português
10.26843/rencima.v10i6.1367
ISSN2179-426X
AutoresMarli Teresinha Quartieri, Andréia Spessatto De Maman, Maria Madalena Dullius, Ítalo Gabriel Neide, Romildo Pereira da Cruz,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoEste trabalho apresenta os resultados obtidosde um curso de formação continuada com o objetivo de realizar modelagem computacional por meio do software Modellus, para trabalhar o conceito de Movimento Retilíneo Uniforme. O curso foi realizado em dez encontros, sendo oito presenciais e dois a distância, o qual envolveu 22 professores da Educação Básica de diferentes municípios do Vale do Taquari, Rio Grande do Sul/RS e arredores. A pesquisa foi de cunho qualitativa e apresentou características de um estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários, fotografias e gravações das discusões realizadas durante os encontros. No decorrer do curso os participantes foram, constantemente, instigados a desenvolver atividades com o uso de tecnologias em sua prática pedagógica. De acordo com a análise dos dados coletados, pode-se inferir que a experiência vivenciada foi significativa, por contribuir como meio de motivação, para o professor integrar os aplicativos computacionais em sua prática pedagógica. Além disso, a formação continuada pode ser um dos caminhos possíveis para que os professores comecem a utilizar recursos tecnológicos, em especial na abordagem de conteúdos de Ciências.
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