Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Gesto decolonial como pedagogia: práticas teatrais no Brasil e no Peru

2019; UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA; Volume: 3; Issue: 36 Linguagem: Português

10.5965/1414573103362019096

ISSN

2358-6958

Autores

Gilberto Icle, M. K. Haas,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Este artigo procura circunscrever a pedagogia a partir da noção de “gesto decolonial”. Para tanto, toma-se a prática artístico-pedagógica do Yuyachkani (Peru) e do Ói Nóis Aqui Traveiz (Brasil) como forma de resistência e elemento por intermédio do qual rompe-se a colonialidade dos saberes e das relações de poder. A partir dos conceitos de diferença colonial, colonialidade e pensamento liminar delineados por Walter Mignolo, demonstra-se como esse gesto de resistência à colonialidade participa na constituição de sujeitos e subjetividades autônomas. Problematiza-se o trabalho desses grupos latino-americanos caracterizando suas práticas como gestos e pedagogias do teatro decoloniais.

Referência(s)