Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Intervenção em princípios de contagem com alunos de 1º ano do ensino fundamental

2019; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira; Volume: 100; Issue: 256 Linguagem: Português

10.24109/2176-6681.rbep.100i256.4220

ISSN

2176-6681

Autores

Évelin Fulginiti de Assis, Luciana Vellinho Corso,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo experimental de intervenção em princípios de contagem, de modo a investigar sua eficácia. Para isso, inicialmente são apresentados estudos da área que investigaram os fatores preditivos do desempenho matemático, assim como o perfil acadêmico dos alunos que apresentam problemas nesse âmbito e as pesquisas de intervenção. O estudo contou com 136 alunos de 1º ano do ensino fundamental de três escolas públicas de Porto Alegre, divididos em grupo controle (n=76) e grupo experimental (n=60). A intervenção foi feita duas vezes por semana, durante duas semanas, apenas com o grupo experimental. Foi realizada uma análise estatística dos dados mediante o teste Z de comparação, e os resultados evidenciam a eficácia do programa de intervenção em princípios de contagem, uma vez que os alunos do grupo experimental demonstram avanços estatisticamente superiores aos alunos do grupo controle.

Referência(s)