
Tv Globo portugal: a “embaixada” brasileira
2019; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Volume: 26; Issue: 2 Linguagem: Português
10.15448/1980-3729.2019.2.31124
ISSN1980-3729
AutoresMaria Érica de Oliveira Lima, Élmano Ricarte,
Tópico(s)History, Culture, and Society
ResumoNo cenário midiático brasileiro, o Grupo Globo possui liderança com empresas de comunicação como imprensa escrita e digital, rádio, televisão, editora de livros, gravadora musical etc. Porém, o grupo de comunicação não limitou a sua atuação apenas no mercado nacional brasileiro. O seu processo de internacionalização inicia-se oficialmente em 1999 com a TV Globo Internacional. Este estudo discute e descreve o percurso histórico de internacionalização da empresa televisiva TV Globo, em especial, em Portugal. Com o objetivo de compreender como ocorreu tal percurso, começamos por mapear as atividades da empresa (programação e distribuição) a partir de seus meios de comunicação oficiais e realizamos entrevistas, pesquisa bibliográfica e documental no período fim 2016 e início de 2017. Previamente, podemos apontar que a expansão do Grupo Globo tem se configurado como forma de empreendimento, buscando atingir padrões alcançados no Brasil em outros países, mas também pressionados pela concorrência no campo das novas mídias e tecnologia.
Referência(s)