Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Oficinas para construção de brinquedos pedagógicos: Uma experiência com grupos sociais vulneráveis

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português

10.21284/elo.v8i2.8188

ISSN

2317-5451

Autores

Sylvana Karla da Silva de Lemos Santos, Êrika Barretto Fernandes Cruvinel, Rafaela Maria De Medeiros Fernandes Rocha, Magali Melo dos Santos, Karla D. Pereira, Débora Augusta da Silva,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Trata-se de um relato de experiência que descreve as atividades desenvolvidas no Projeto de extensão “É brincando que se aprende”, concebido por um grupo de mulheres com o objetivo de oferecer recursos teóricos e práticos para a atuação dos participantes junto a crianças até seis anos de idade. Cada brinquedo confeccionado teve, obrigatoriamente, um propósito pedagógico para servir como estímulo sensorial às crianças, além do caráter lúdico. Os participantes da oficina foram motivados a utilizar embalagens de alimentos e materiais escolares, como papel, tesoura, lápis e cola. Para a construção dos brinquedos, foram fornecidas orientações para o emprego dos brinquedos, de acordo com a faixa etária apropriada, e sugestões para construção de outros objetos indicados em sítios web. Além da qualificação profissional, a oficina contribuiu com o fortalecimento dos laços familiares, na medida em que o aprendizado pode e deve ser reproduzido no âmbito doméstico

Referência(s)